muônio - significado y definición. Qué es muônio
DICLIB.COM
Herramientas lingüísticas IA
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:     

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es muônio - definición

Muônio

Muónio         
O é um átomo exótico, composto por um antimuão, antipartícula do , e um , descoberto por Vernon W. Hughes em 1960.
Verdadeiro muônio         
O muônio verdadeiro é um átomo exótico previsto teoricamente composto de um múon e um antimúon. Ainda não foi observado, mas pode ter sido gerado na colisão de feixes de elétrons e pósitrons.
Rio Muonio         
Muonio (; ) é um rio do norte da Suécia e Finlândia, afluente do rio Torne. Tem cerca de 330 quilômetros de extensão e drena uma bacia de quilômetros quadrados.

Wikipedia

Muónio

O muónio (português europeu) ou muônio (português brasileiro) é um átomo exótico, composto por um antimuão, antipartícula do muão (português europeu) ou muón (português brasileiro), e um eletrão (português europeu) ou elétron (português brasileiro), descoberto por Vernon W. Hughes em 1960. A IUPAC atribuiu-lhe o símbolo Mu. Apesar da curta vida do muônio, este pode entrar em compostos como o cloreto de muônio (MuCl) ou muônido de sódio (NaMu).

Devido à diferença entre as massas do múon e do elétron, o muônio (
μ+

e
) é assemelha-se mais ao átomo de hidrogênio (
p+

e
) que o positrônio (
e+

e
). O seu raio de Bohr e sua energia de ionização correspondem a cerca de 0,5% das do hidrogônio, deutério e trítio.

Apesar de possuir um tempo de vida curto, os químicos físicos estudam-no através da espectroscopia de spin muônico (μSR), num processo de ressonância magnética semelhante à espectroscopia por ressonância de spin eletrónico (ESR) e à ressonância magnética nuclear. Tal como a ESR, a μSR é útil no estudo das transformações químicas e na análise da estrutura de compostos com possíveis novas propriedades.

Uma vez que, tal como o elétron, o múon é um leptão (português europeu) ou leptón (português brasileiro), os níveis de energia atómica podem ser calculado com precisão através da eletrodinâmica quântica (QED), ao contrário do que acontece com o átomo de hidrogênio cuja estrutura interna do protão (português europeu) ou protón (português brasileiro) é dominado pelo regime da cromodinâmica quântica (QCD). Por esta razão, o muônio é um sistema ideal para o estudo de estados ligados puramente por QED, assim como para a procura de nova física para além do Modelo Padrão.